Sobre Joãoji

encontros satsang 01
João Carlos Reynolds Mendonça Português, nascido na cidade do Porto, em Portugal, foi educado em uma família conservadora e católica. Viveu como qualquer outro cidadão participativo. Formou-se em Engenharia, casou e teve 3 filhos, mas sempre experimentando muita ansiedade e com um profundo sentimento que não o largava: faltava alguma coisa.

Passou pela religião católica, espiritismo, política, movimento hippie, procurou ajuda na psicoterapia e na psiquiatria. Nada funcionou. A ansiedade, essa sensação e o sofrimento continuavam fazendo parte da sua existência.

Foi aos 55 anos que aconteceu sua grande transformação. Após a leitura de um livro oferecido pelo seu filho mais velho, ele percebeu o paradoxo; “eu crio o sofrimentos, na tentativa de acabar com ele”. Percebeu que o pensamento egóico cria o personagem sofredor.

Também percebeu que a busca, do fim do sofrimento, não pode ser exterior, mas sim interior, tudo acontece dentro de nós, nós que criamos o sofrimento emocional, então nós que podemos acabar com ele.

Passou a usar os seus tempos livres para ficar em silêncio, consciente do movimento interior, percebeu a facilidade com que nos perdemos em histórias, criadas no pensamento, para tentar encontrar satisfação e acabar com a dor emocional. Frequentou sessões de meditação e ouviu vários mestres e professores espirituais, até que entendeu que precisava de orientação, para não se deixar levar pelas armadilhas da mente.

Foi em 2011 que se deu o encontro com um Mestre de Advaita Vedanta com quem, ficou durante 5 anos, ouvindo os seus ensinamentos e os seus direcionamentos. Numa madrugada de Agosto de 2012, como muitas vezes acontecia, Joãoji tinha acordado e estava com a atenção virada para dentro e depois da pergunta “quem sou eu”, se deu o reconhecimento, uma energia o percorreu, apoderou-se de si uma paz e silencio profundos, percebeu a sua mente parada, e a energia era vibrante e pulsante. Já tinha tido vários insights, mas nada como isto, havia uma clareza, como se tudo fosse sabido sempre e não precisava de pensar para saber.

Retiros Intensivos
sessoes individuais 03

O senso de existência, Eu, era profundo e permanente, o João sofredor tinha desaparecido e com ele toda a história. Não precisava de pensar para existir e percebeu “eu estou sendo”.

Ficou mais 3 anos e alguns meses ainda com o mestre, para se enraizar nesta dimensão de Ser.

Em Março de 2016 deu-se o encontro com uma buscadora brasileira. Já realizava encontros online e alguns presenciais, com buscadores de Portugal, há algum tempo. Foi convidado para vir a São Paulo fazer Encontros presenciais e retiros intensivos. E assim foi, realizou um retiro em São Paulo e outro em Florianópolis, assim como vários Encontros presenciais, durante o mês de Agosto de 2016. Durante a sua estadia no Brasil os buscadores mantiveram-se, o mais possível, com ele, usufruindo da sua Presença e Paz interior. Foi-lhe proposto se estabelecer e residir no Brasil, para poderem usufruir da sua Presença e Paz interior e poder realizar retiros e Encontros presenciais. Assim aconteceu. Durante um ano passou a ficar entre Portugal e Brasil, tendo-se deslocado a várias cidades como Rio de Janeiro, Florianópolis e Goiânia, realizando retiros e Encontros presenciais, até que no final de 2017 ficou definitivamente no Brasil.

Ao longo destes anos, no Brasil, realizou encontros diários, atendimentos individuais e retiros intensivos, online e presenciais, participando buscadores de todo o Brasil, Portugal e vários outros países como Argentina, Estados Unidos, Nova Zelândia e alguns países Europeus.

Neste momento, continua residindo em São Paulo, de onde dá continuidade ao seu trabalho. Devido à pandemia, provocada pelo Covid 19, de Março de 2020 até Outubro de 2021 o seu trabalho foi realizado, integralmente, online.

Desde Outubro de 2021 começou, de uma forma gradual e controlada, a realizar os encontros diários, os atendimentos individuais e retiros intensivos também presenciais.

Muitos buscadores o procuraram e na sua Presença, foram levados ao reconhecimento de Si como Consciência, a realização de Ser, enraizando-se neste estado de plenitude e clareza interiores, desfrutando da Paz e Alegria de Ser.

Encontros e Retiros